O que você precisa saber sobre o Coronavírus?

O primeiro alerta do governo chinês sobre o surgimento de um novo coronavírus foi dado em 31 de dezembro de 2019. Na ocasião, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recebeu um comunicado sobre uma série de casos de pneumonia de origem desconhecida em Wuhan, cidade chinesa com 11 milhões de habitantes.

Desde então, esse novo coronavírus, que recebeu o nome técnico Covid-19, matou milhares de pessoas na China e se espalhou por cinco continentes. O Ministério da Saúde confirmou em 26 de fevereiro o primeiro caso de coronavírus no Brasil. Centenas de pacientes com suspeita da doença estão em observação no país. Em 17/3, o Ministério da Saúde confirmou a primeira morte por coronavírus no Brasil.

O novo coronavírus têm preferência pelas células dos tecidos presentes no trato respiratório superior (garganta e nariz, especialmente), já que essas regiões passam a apresentar respostas inflamatórias ao vírus. Sendo assim, comumente as pessoas infectadas passam a ter quadros de tosse, febre, dor de garganta e de cabeça, e prostração.

Segundo a OMS cerca de 80% das pessoas contaminadas com coronavírus apresentam os sintomas leves da doença, curando-se sozinhas ao longo de poucos dias. Cerca de 15% apresentam sintomas mais severos, apresentando dificuldade para respirar e cansaço. E apenas 6% apresentam os casos mais graves da doença, onde há insuficiências respiratória, choque séptico, falência de órgãos e risco de morte.

Como ele atinge as vias aéreas, sua transmissão se dá como a de uma gripe ou resfriado comum. Ao tossir, falar ou espirrar a pessoa contaminada elimina partículas de saliva carregadas de vírus. Essas gotinhas de saliva podem ser engolidas ou aspiradas por pessoas próximas. Além disso, podem também contaminar superfícies. Assim, ao tocarmos em superfícies contaminadas e levar nossas mãos ao rosto, podemos estar nos contaminando.

Separamos algumas dicas e comportamentos que você deve ter para evitar ser contaminado/a:

1 – Lave as mãos CONSTANTEMENTE.
E faça isso com capricho e atenção. Você deve lavar todas as partes da sua mão com água e sabão durante aproximadamente 20 segundos. Para secar as mãos, prefira papéis descartáveis ao invés de toalhas ou secadores.

2 – Evite levar as mãos ao rosto.
Mexemos mais de 20 vezes no rosto a cada hora. Sendo assim, é um hábito difícil de controlar, já que nem nos damos conta de que fazemos isso. Porém, em tempos de pandemia respiratória é importante controlar esse tipo de impulso para evitar levar vírus ao seu rosto.

3 – Caso você não possa lavar suas mãos com a frequência desejada, tenha em sua bolsa ou mochila um frasquinho com álcool gel 70%. Higienize suas mãos sempre que precisar tocar em superfícies “públicas” (como corrimões e fechaduras de ambientes muito movimentados).

4 – Evite abraços e aperto de mão, assim como beijos.
É triste, mas é preciso. Somos seres extremamente sociáveis e precisamos de contato humano. Porém, nesse momento, manter a distância é essencial para tentarmos conter a pandemia.

5 – Evite aglomerações.
Os seres humanos têm hábitos gregários. Gostamos de estar perto de outras pessoas. Porém, nesse momento, se você puder evitar sair, fique na sua casa.

6 – Mantenha os ambientes ventilados.

7 – Se você está doente, não saia de casa.
Se precisar sair, use máscara para evitar transmitir a doença para outras pessoas. Além disso, hábitos de etiqueta são importantes: cubra o rosto ao espirrar ou tossir, de preferência com um lenço ou com o braço.

 

Com o intuito de ajudar as pessoas a fazerem o diagnóstico contra o coronavírus (Covid-19), o site Coronabr criou seu enfermeiro virtual, com orientações às pessoas, informações sobre o vírus e ajuda na identificação dos cuidados necessários de acordo com os seus sintomas.

Faça o seu diagnóstico clicando aqui e ajude a compartilhar essa ideia!

E caso você precise realizar algum dos exames fornecidos pelo Grupo São Marcos, como Ultrassonografia, Ressonância Magnética, Raio-X, entre outros, saiba que estamos funcionando em caráter emergencial. Priorizamos por seguir as dicas que listamos acima.

Contem conosco, vamos passar por essa fase ainda mais fortalecidos.

Agende
Seu Exame

Agende os seus exames de imagem agora mesmo. Eles são o principal apoio dos médicos na busca por um diagnóstico preciso. Para realizar o agendamento é rápido e prático: basta preencher o formulário ou entrar em contato através de um de nossos canais de atendimento.

Tem alguma dúvida?
Ligue pra Nós!
Envie um
Whatsapp!

São Marcos Radiologia © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Sites:
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?